Ferramenta de Mapas Conceituais

Da AMADIS

A ferramenta sendo descrita tem como objetivo facilitar a construção cooperativa de Mapas Conceituais, disponibilizando sempre os mapas resultantes em um servidor. Além disso esta disponibilidade na web facilita o trabalho docente no continuo acompanhamento dos avanços de seus estudantes.

Considerando que um dos focos do AMADIS é possibilitar o acompanhamento da aprendizagem, o sistema registrará todas as versões de um mesmo mapa produzido por um estudante ou grupo destes. Assim, tanto o professor como o estudante-autor poderão acompanhar a evolução das construções. Em cada mapa, estudantes e professores terão a seu dispor uma linha do tempo, que lhes permitirá navegar nas suas várias versões.

O ambiente cooperativo para construção de mapas conceituais pode unir estudantes e professores geograficamente dispersos em torno da construção de um mapa conceitual. Essa união será como uma sala de Chat, onde todos estudantes estarão reunidos para a construir um mapa conceitual de um determinado assunto. No entanto apenas um ator (aluno ou professor) poderá mexer no mapa no momento da construção. Assim para que outro autor posso contribuir para a construção do mapa, deverá esperar a finalização da contribuição do autor que está construindo o mapa no momento. Em paralelo a construção do mapa conceitual uma janela possibilitará a troca de mensagens entre os autores, no intuito de discutir sobre o assunto em questão, conseqüentemente contribuindo construção do mapa conceitual.

Diagramas de Casos de Uso

As funcionalidades desejáveis em uma ferramenta de construção de mapas conceituais web para acompanhamento da aprendizagem em um AVA e os papéis desempenhados por seus utilizadores são mostrados na diagrama de casos de uso na Figura abaixo.

Casos de Uso da Ferramenta

Podemos visualizar dois atores no diagrama: aluno e professor. Ao aluno, é permitido criar mapas e alterar o seu conteúdo através da inserção e exclusão de conceito no decorrer da sua criação do mapa de um determinado assunto. Também é possível que ele veja a sua evolução na construção do seu mapa de duas formas: a primeira é através do “time-line” (linha do tempo), no qual ele pode visualizar em forma de animação todos os passos de construção do seu mapa, desde o inicio até o mapa corrente. A outra seria vendo as versões individuais dos mapas construído por ele, de um determinado assunto.

O aluno tem a possibilidade de publicar os mapas, assim compartilhando seus mapas com o resto dos alunos. Com isso temos uma maior interatividade entre eles, podendo até haver uma integração para a construção de um novo mapa conceitual em conjunto de um determinado assunto.

O professor tem, além de todas as atribuições de um aluno, a capacidade de ver os mapas de seus alunos. Ou seja, acompanhar a construção dos mapas conceituais de todos os alunos sobre um determinado tema, ao contrario do aluno, que pode apenas ver os seus mapas ou mapas publicados por outros alunos. Assim, ele tem em suas mãos mais um mecanismo de acompanhamento do processo cognitivo de aprendizagem dos seus alunos.

Navegação

A navegação na ferramenta é bem simples. É possível criar um novo mapa conceitual clicando no link “Criar Mapa”. O segundo é dar continuidade ao um mapa conceitual já criado ou mesmo visualizar as suas versões anteriores do mesmo, clicando no link “Meus Mapas”.Caso o usuário seja um professor ao clicar em “Meus Mapas” é possível ver os mapas criados por seus alunos e inserir comentários individuais, ou seja, ele pode deixar comentários para cada versão de um mapa conceitual criado por seu aluno.

Abaixo pode-se observar algumas imagens da utilização da ferramenta de construção de mapas conceituais. Na abaixo, é mostrado o procedimento de como construir um mapa conceitual: O usuário clica no canto direito da página no link “Criar Mapa”, para criar um novo mapa, depois ele pode informar o nome e uma breve descrição do mapa nos campos nome do mapa e descrição do mapa, respectivamente. Ao dar um duplo-clique do mouse na tela o usuário cria um novo conceito e caso queira ligar dois conceitos basta apenas dar um clique com o mouse no conceito de origem e arrastar a seta até o conceito de destino, assim o construtor cria um conector entre eles.

Edição de um Mapa

Já na próxima imagem está representado o procedimento de navegar entre as versões de um mesmo mapa: O usuário clique no menu Meus Mapas. Nela, ele pode visualizar em forma de árvore, todas as versões dos mapas criados por eles sobre um determinado assunto.

Versões de um Mapa Conceitual

Também é possível visualizar as versões dos mapas conceituais do usuário utilizando o “time-line” como na imagem abaixo. Essa opção permite a visualização seguindo os passos da construção do mapa pela ordem que foi feito o mapa.Para seguir a ordem de construção é necessário apenas seguir a linha de tempo que é de 1 à n (sendo n o número de versões que mapa possui).


Visualização das versões de um Mapa conceitual sendo construído através do “time-line”. Sendo o número representado em cada figura um momento diferente apresentado pelo “time-line”.
Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua