Funcionalidade Biblioteca Versão 1.x

Da AMADIS

Na versão AMADIS 1.0 a biblioteca estava disponível apenas no módulo de cursos e seminários, sendo que atuava como repositório dos materiais relativos ao curso. Já na versão da biblioteca AMADIS 1.X a biblioteca passa a estruturar uma ferramenta essencial no gerenciamento e fluxo dos arquivos pelo ambiente. A atual biblioteca apresenta-se em duas categorias dentro do AMADIS: pessoal (Meus Arquivos) e por projetos (Biblioteca do Projeto).


Índice

Acesso as bibliotecas

Para acessar a biblioteca pessoal o usuário dispõem de um link no seu menu lateral com o título de Meus Arquivos. A opção por esse título teve como intuito distinguir o trânsito de materiais pessoais por outras áreas do ambiente, como veremos adiante.

A biblioteca de outra pessoa está acessível através da visita ao webfólio dela. É nessa página que vamos encontrar a caixa de função que apresenta os arquivos compartilhados pelo usuário (conforme a figura abaixo).

Tela biblioteca compartilha.jpg

O acesso a biblioteca do projeto se dá através da visita a tela principal do Projeto, nela também encontramos uma das caixas de funcionalidades referentes a biblioteca do projeto .

Interface da Biblioteca

A possibilidade de um usuário possuir sua própria biblioteca (Meus Arquivos), assim como em projetos (Biblioteca do Projeto), facilita a inserção de materiais no ambiente. Qualquer arquivo, seja imagem, texto, som, vídeo, arquivo flash, pdf ou outro é aceito pela biblioteca, o que amplia a criação de um repositório de mídias das diversas pesquisas no ambiente. Para submeter um arquivo basta consultar o rodapé da biblioteca, nele se encontra um mecanismo de upload dos dados (figura abaixo).

Tela biblioteca.jpg


A biblioteca possui recursos facilitadores na visualização de imagens, sendo possível verifica-lás no formato de miniatura ou por listagem de nomes. O recurso de visualização em miniaturas permite ao usuário administrar os arquivos a partir de uma inspeção visual sobre as suas imagens.

Outra funcionalidade importante é a ação de compartilhar arquivos, que expande as possibilidades de trocas entre os usuários ou a equipe de um projeto com o ambiente AMADIS. Ao clicar no ícone referente ao compartilhamento (um pequeno olho, que simboliza a visualização) o arquivo é compartilhado com todo o ambiente. Isso permite que qualquer usuário do AMADIS possa verificar os arquivos compartilhados por um sujeito ou equipe de projeto.

Biblioteca transversal a outras ferramentas

A biblioteca também é uma estrutura que atua como ferramenta tranversal para a publicação de dados no AMADIS, pois possibilita que sua base de dados possa ser consultada em outros espaços do AMADIS. Os arquivos da bilbioteca são aptos a publicações em outros contextos, visando facilitar a partilha dos arquivos do usuário com o grupo. Um exemplo (figura abaixo) dessa conexão tranversal está na funcionalidade de inserção de imagens presentes no fórum AMADIS, o usuário pode selecionar um arquivo de sua bilbioteca e inseri-lo no fórum de discussão.

Tela biblioteca carregar.jpg



Tecnologias empregadas

Na atual biblioteca foi incorporado o sistema de geração de thumbnails do AMADIS, antigamente utilizado somente no forum, para previsão de imagens atachadas no mesmo. No caso da funcionalidade de compartilhamento de arquivos, foi utilizado recursos de AJAX,a qual faz com que não tenhamos que recarregar a página para efetuar uma tarefa.

A biblioteca exerce um papel importante principalmente nos ambientes de projeto, onde os usuários de um projeto qualquer podem trocar arquivos com assunto afim ao projeto e também compartilhar-los com os outros usuários do ambiente.

Vale a pena lembrar que a biblioteca não tem relação direta com o Upload, que gerencia as páginas pessoais e de projeto. Ela é uma ferramenta não integrada com as páginas.


Links Relacionados

AMADIS_&_AJAX.

Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua