Funcionalidade Chat Versão 1.x

Da AMADIS

Revisão das 13h47min de 20 de Julho de 2006 por Juliano (discussão | contribs)

Uma das principais ferramentas de interação, o chat , é presente dentro de projetos e de comunidades. É através desta ferramenta que os usuários conversam em grupos em tempo real. No AMADIS é possível agendar um chat, ou então iniciar um imediatamente. O chat do AMADIS tem suporte a EMOTICONS.

Índice

Detalhamento da Ferramenta

O chat sofreu grandes mudanças entre as suas duas versões mais estáveis, AMADIS_1.0 e AMADIS_1.2. Estas mudanças abrangem desde o modo como ele era programado, até no mode de visualização e acesso dos usuários.

Respeitando a nova forma de distribuição dos módulos do AMADIS, o chat agora somente pode ser utilizado dentro de uma comunidade ou projeto. Isso ocorre por quê a maior parte dos chats eram criados na área de "chats gerais", mas tinham em seus nomes vinculados ao um projeto, gerando enormes transtornos para a geração de estatísticas do ambiente.

Estrutura do AMChat - AMADIS_1.0

AMChat - Tela de cadastro de chats do AMADIS 1.0

Na tela do chat na versão 1.0 podemos ver como se dava a forma de criação de uma sala de chat. A responsabilidade de separação dos tipos de sala se dava pela ferramenta, como na imagem abaixo, o que gerava transtornos para contextualização do usuário, somado a falta de controle de permissões da qual o AMADIS não era preparado, resultava em listagens com muitas salas de nomes repetidos, e inutilizadas. Tornando a navegação muito complicada e incomodativa.

Tecnologias empregadas

No AMChat era utilizado a técnica de "Server_push and Client_pull", esse é o nome dado a uma técnica de ligação entre dois pontos remotos, para uma comunicação persistente, na qual o chat se enquadra. A implementação do chat se dava por meio de um script php que rodava continuamente como um socket. No PHP4 isso sempre funcionou, até hoje inclusive. Mas como o as mudanças da versão do PHP4 para PHP5 foram muito grandes, uma re-implementação da ferramenta precisou ser feita.

O que ocorre, é que esse tipo de técnica consome muito do servidor, tornando o ambiente muito lento, e comprometendo o funcionamento da plataforma, de modo que fica insuportável navegar pelo AMADIS.

Estrutura do AMChat - AMADIS 1.x

As mudanças foram realizadas para dar uma maior coerência ao ambiente de navegação. Pensando nos problemas gerados pela antiga interface, ela sofreu uma re-leitura, que será demonstrada neste momento.


Tela chat.jpg


Como antes o chat parecia mais ser uma área do ambiente, do que uma ferramenta, foi decidido que ele sairia do menu principal, e passaria a aparecer somente dentro dos projetos, comunidades e cursos. Essa pequena modificação já tornara o contexto do chat muito diferente do anterior, agora ele não é mais uma ferramenta que gerencia todos os chats do ambiente, e sim parte de um módulo maior, projetos, comunidades e cursos.

Vendo desta maneira fica muito melhor de achar um conteúdo direcionado a um dado projeto ou comunidade, mas com isso perdeu-se a possibilidade de chats gerais, por um motivo já mensionado anteriormente. Os chats gerais, por apresentar uma certa comodidade, em sua maioria eram criados para discutir assuntos dos projetos, e dessa nova maneira, ele só poderá ocorrer dentro do tal projeto.

Tela chat v12.jpg

Outro ponto forte da nova versão, é a forma de destaque para salas de chats abertas. Ao usuário é mostrado quais salas, e destacado a qual projeto ou comunidade ele pertence, diretamente em seu webfolio, isso ocorre logo após o seu login, ou em qualquer momento em que ele entre na tela do webfolio.

Tecnologias Empregadas

Com as crescentes mudanças nas tecnologias para desenvolvimento Web, o AMADIS acabou sofrendo muitos efeitos colaterais, tendo que ser constantemente modificado para apersentar uma melhor estabilidade. No caso do AMChat isso se deu especificamente com o protocolo de comunicação a ser utilizado. Depois de muito tempo de projeto, uma solução viável surgiu, o que serviu também para mudar radicalmente a forma de se pensar sobre a construção do AMADIS.

O AJAX surgiu como uma solução muito conveniente e boa para o problema de comunicação do chat. Já que não poderia ser utilizado sockets ou conexões persistentes. Para este fim foi utilizado o JPSpan FrameWork, ele trouxe ótimas contribuições para a plataforma, mas infelizmente depois de muito tempo usando ele, foi descoberta uma falha que comprometeu todo o trabalho feito. Fazendo com que não fosse possivel ter múltiplas conexões de chat com o servidor, e também comprometendo outras funcionalidades da plataforma, que beneficiavam-se desse recurso. A soução veio com a adoção do XOAD Framework, que se mostrou muito mais estável e melhor documentado.

Com essa nova tecnologia acoplada ao funcionamento do AMADIS, foi possível terminar o desenvolvimento do AMChat, e AMFinder.

Artigos Relacionados

Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua