Funcionalidade Chat Versão 1.x

Da AMADIS

Revisão das 16h17min de 8 de Agosto de 2006 por Juliano (discussão | contribs)



Uma das principais ferramentas de interação, o chat , está presente dentro da área de Projetos e de Comunidades. É por meio desta ferramenta que os usuários conversam em grupos em tempo real, sendo possível agendar sessões de conversa para datas futuras ou, então, começá-las imediatamente a partir de convites a possíveis interlocutores.


Índice

Descrição da Ferramenta

O chat sofreu grandes mudanças da versão AMADIS 1.0 para a atual AMADIS 1.2, versões estas de maior estabilidade do ambiente. Essas mudanças abrangem desde novos métodos de programação, como também novos modos de visualização de telas, além disso, uma novidade do AMADIS é o suporte de emoticons.

Em versões anteriores, havia uma área geral no ambiente denominada Chat, que englobava todos os chats do ambiente. No entanto, como muitas vezes as sessões de conversa levavam o mesmo nome dos projetos desenvolvidos no ambiente, isso gerava conflitos e dificuldades nas estatísticas das pesquisas realizadas sobre o AMADIS. Após a reformulação dos módulos gerais do ambiente, optou-se por substituir o módulo Chat, de caráter geral, por ferramentas descentralizadas de chats, localizadas dentro das áreas de Comunidades e Projetos. Dessa forma, além de evitar os conflitos entre os nomes de projetos e chats, procurou-se estimular a conversação entre pessoas com interesses de pesquisa em comum, situando a conversação entre os usuários em comunidades e projetos específicos.


Implementação do Chat na versão 1.0

Chat - Tela de cadastro de chats do AMADIS 1.0

Na Figura acima (screenshot do chat da versão 1.0) pode ser visualizado o processo de criação de uma sala de chat. A responsabilidade de separação dos tipos de sala se dava pela ferramenta, o que gerava transtornos para contextualização do usuário, somado a falta de controle de permissões da qual o AMADIS não era preparado, resultava em listagens com muitas salas de nomes repetidos, e inutilizadas. Tornando a navegação muito complicada e incomodativa.


Implementação do Chat na versão 1.2

As mudanças foram realizadas para dar uma maior coerência ao ambiente de navegação. A partir da reflexão da equipe de desenvolvedores a respeito dos problemas gerados pela antiga interface, optou-se por reformular a ferramenta, esta releitura sofrida pelo chat será demonstrada a seguir:


Tela chat.jpg


Em vista do posicionamento do Chat no menu superior geral do AMADIS, considerava-se erroneamente a ferramenta de chat como um módulo do ambiente. Para solucionar o problema, a equipe de denvolvedores decidiu, então, retirar a ferramenta do menu principal e inseri-la dentro dos projetos, comunidades.

No entanto, apesar da facilitação ocorrida na busca por conteúdos desenvolvidos dentro de cada projeto ou comunidade, perdeu-se a possibilidade de chats gerais, na medida em que as conversações instantâneas se encontram restritas aos grupos de pessoas vinculadas a um projeto ou comunidade específica.


Tela chat v12.jpg


Outra mudança ocorrida nesta versão é a forma de destaque dada às salas de chats abertas ou agendadas no Webfólio do usuário, convidando-o a participar assim que ele se loga no ambiente. Mostra-se com destaque as salas em que o usuário participa, evidenciando o projeto ou a comunidade aos quais ela está vinculada.


Referências Bibliográficas

REID, E.
Electropolis: Communication and community on Internet Relay Chat. Unpublished honors thesis, Department of History, University of Melbourne, Melbourne, Australia. 1991. Disponível em http://www.irchelp.org/irchelp/misc/electropolis.html.
NOBLIA, María Valentina
Convesación y comunidad: Las chats en la comunidad virtual. Em: . Revista Iberoamericana de Discurso y Sociedad. Barcelona, España: Editorial Gedisa, 1998.
Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua