Funcionalidade Comunidade Versão 1.x

Da AMADIS

Catálogo de Comunidades

A área de Comunidades do Amadis é o local onde os usuários do ambiente podem se organizar em grupos de interesses comuns. O objetivo desse espaço é possibilitar a construção de uma ponte entre as pessoas que querem compartilhar os seus conhecimentos e aqueles que desejam aprender.

Tela comunidades geral.jpg

A página geral de Comunidades apresenta-se com algumas funcionalidades de localização das comunidades já inscritas, além de fornecer um botão próprio para a criação de novas comunidades.

Os recursos de busca por comunidades se constituem de uma caixa específica para localizar comunidades, em que o usuário insere uma palavra-chave para desencadear o processo de busca. Além disso, há uma caixa de listagem das Maiores Comunidades, em que é possível acessar rapidamente à lista das comunidades mais numerosas do ambiente. Por fim, o usuário , pode acessar as comunidades das quais faz parte através da caixa Minhas Comunidades.

Ao ativar o botão criar nova comunidade, o usuário deve preencher um cadastro no qual se requere um nome para a comunidade, uma breve descrição e a definição do tipo de restrição escolhida para a interação dos usuários, ou seja, se ela é pública (todos podem participar e editá-la) ou se a comunidade é moderada (necessita de autorização do moderador para aceitação dos membros). No final do cadastro, pode-se também escolher uma imagem para representar a comunidade, modo pelo qual ela se apresentará para outros usuários.

Acessando a página de uma Comunidade

O acesso à página de uma comunidade específica pode se dar de duas maneiras: através da busca desta na página geral de comunidades ou, caso o usuário faça parte desta comunidade, ele pode acessá-la diretamente pelo seu menu lateral pessoal, em Minhas Comunidades. (Ver a imagem abaixo)

Menu lateral list comunidad.jpg


Esses links na área Minhas Comunidades são incrementados automaticamente pela plataforma no momento em que o usuário passa a ser colaborador de uma comunidade. Desse modo, busca-se agilizar o acesso do usuário aos seus espaços de troca.


Antes de acessar à página de uma comunidade o usuário pode verificar sua imagem de exibição e uma breve descrição. Ao acessá-la, é possível visualizar os projetos vinculados à comunidade, sua lista de integrantes, as notícias atualizadas e os ítens da comunidade, ou seja, o chat e o fórum.


Tela comunidades interna.jpg


É na caixa dos Ítens da comunidade que os usuários dispõem das ferramentas de interação relacionadas à comunidade. É possível promover, por meio do chat e do fórum, debates relativos aos temas correntes. Ou seja, essas duas ferramentas são o principal meio de organização das trocas entre os usuários da comunidade.

Ainda dentro dos Ítens da Comunidade, o usuário conta com o botão para abandonar a mesma. Esse botão permite ao usuário se desvincular desse espaço. No entanto, ainda que ele abandone a comunidade, as ações efetivadas pelo sujeito continuam registradas no histórico da comunidade. Além disso, para abandonar uma comunidade ou um projeto, o usuário deve justificar o ato por meio de um pequeno registro textual, que também acaba sendo registrado no histórico desse espaço virtual.

Outra funcionalidade importante presente na página da Comunidade é a possibilidade do estabelecimento de um vínculo entre esta e os projetos desenvolvidos no ambiente. Para tanto, basta que um de seus membros constate haver relações entre os temas abordados na comunidade e no projeto, agregando este àquela. Desse modo, torna-se possível aos usuários do ambiente perceber também quais são as propostas de projetos que interessam ao grupo da comunidade.

Na página da comunidade também é possível visualizar os seus membros. Através da inserção de tooltips sobre os nomes desses integrantes, tornou-se possível aos usuários do ambiente a visita direta às produções individuais referentes aos membros, através de um link para o webfólio correspondente. Por fim, cabe ressaltar que existe ainda um espaço para a inserção de novidades da comunidade, que possibilita a divulgação de notícias aos visitantes e/ou membros da comunidade.

Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua