Funcionalidade Fórum Versão 1.x

Da AMADIS

Revisão das 22h21min de 7 de Agosto de 2006 por Juliano (discussão | contribs)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Os Fóruns de discussão (Conferencing Tools) são uma categoria de ferramentas as quais constituem a essência das plataformas para EAD. A própria história da evolução dos fóruns está relacionada ao desenvolvimento dos ambientes, muitos dos quais evoluíram a partir de uma implementação desse tipo de ferramenta. Um fórum caracteriza-se como uma discussão muitas, sobre determinado tópico realizada de forma assíncrona, ou seja, na qual os participantes não precisam estar simultânemante engajados na atividade. Essa característica permite ao aprendiz contribuir com a discussão segundo suas possibilidades de horários e conveniência, bem como seu ritmo de aprendizagem.

Os fóruns são destinados a promover debates através da publicação das contribuições pelos integrantes de um grupo de usários. Eles propiciam um espaço constante para a inserção de contribuições sob forma de textos e imagens em torno de um tópico de discussão. Além disso, um "Fórum" permite ao usuário resgatar todos os registros efetuados pelos demais participantes, o que facilita a qualquer novo contribuidor interar-se de toda a discussão realizada no fórum. No fórum as postagens dos usuários são manifestadas de forma personalizada, permitindo que o usuário articule suas opiniões frente ao grupo de discussão.

A principal mídia do fórum é o texto. Muitas implementações de fóruns permitem ao usuário agregar outros tipos de elementos, tal como imagens, vídeos, etc, o que pode aumentar a expressividade da ferramenta. Mas, mesmo nesses casos, o texto ainda é a principal forma de se comunicar pela ferramenta.

Outra caracteística dos fóruns diz respeito a forma como uma mensagem relaciona-se com as demais na discussão. Segundo Fucks et al(2005) um fórum pode ter suas mensagens encadeadas de três formas distintas:

  • linear (lista);
  • hierárquica (árvore);
  • rede (grafo).
Formas de Encadear as mensagens de um Fórum. (Fucks et al, 2005.)

Nenhuma das solução é melhor que a outra. Elas apenas privilegiam diferentes caracteristicas de uma discussão. Enquanto uma abordagem linear evidencia cronologia das mensagens, a hierárquica, usualmente, busca estabelecer as relações de réplica entre as mensagens. A organização das mensagens em rede, apesar de interessante como tentativa se síntese, não é comum, dada a dificuldade de desenvolvimento de uma interface adequada para sua complexidade.

No Amadis 1.x, a ferramenta "Fórum de discussão" foi desenvolvida de forma que as discussões estejam vinculadas sempre aos projetos ou as comunidades. A ferramenta implementada utiliza uma estrutura em árvore, possibilitando a inserção tanto de textos, quando de imagens. Nos debates que ela possibilita, não existe a figura de um mediador, todos têm acesso ao fórum enxergam as intervenções e fazem suas colocações.


Índice

Acesso ao Fórum

O acesso a ferramenta de fóruns do AMADIS 1.x se dá através de duas maneiras:

  • os integrantes de um mesmo projeto tem acesso às discussões do seu Fórum através da página do projeto. Nessa página encontra-se uma caixa contendo os principais Ítens do Projeto. Nela localiza-se um link para os Fóruns respectivos ao projeto. Ao selecionar o item Fórum o usuário é direcionado para a Página de Fórum do Projeto que centraliza todos os tópicos de discussões de um mesmo projeto. O mesmo mecanismo é disponibilizado também para as comunidades.
Selecionando um Fórum a partir de um projeto


  • a caixa "Fóruns onde sou Participante" é outra área de acesso aos fóruns. Ela oportuniza ao usuário verficar as novidades nos fóruns a partir do webfólio pessoal. Essa funcionalidade exibe uma listagem dos fóruns onde o usuário atua como contribuidor, além de informar ao usuário quais são os fóruns que receberam novas postagens desde a última visita do usuário. Esse alerta, grifando em verde as novas mensagens nos seus fóruns, evita com que o usuário tenha de inspecionar todos os debates nos quais está engajado.
Selecionando um Fórum a partir de um projeto


múltiplos fóruns, multiplas dicussões

A interface do Fórum

O funcionamento da ferramenta de fórum no Amadis 1.x apresenta uma série de novidades em relação a versão anterior da plataforma. Uma das principais modificações está na visualização do plano geral das mensagens. Optou-se por exibir as mensagens dos usuários em forma compacta, evidenciando a relação entre das diferentes contribuições. Desta forma o usuário ao acessar o fórum encontra somente os títulos das mensagens, a assinatura de seus autores e a data de postagem. Essa apresentação compacta dos fóruns permite uma rápida inspeção visual sobre a estrutura da árvore de postagens, com o objetivo de possibilitar a identificação das novas contribuições.

Visualização das mensagens postadas no Fórum

Um conjunto de ícones foi elaborado para representar ações que controlam a forma da exibição das mensagens. No topo da página de fórum, logo ao lado do título do tema de debate, localiza-se o ícone para abrir/fechar todas as mensagens postadas. Ao clicar sobre o ícone de "abrir mensagens" o usuário expande a árvore completa das postagens, exibindo as mensagens na íntegra, além de habilitar os botões de interação com as postagens. Já o botão "fechar mensagens" retorna a visualização compacta de todo o fórum.

Os ícones ao lado de cada mensagem possibilitam a expanção/contração de maneira destacada da mensagem em relação ao restante da árvore, cabendo ao usuário decidir as postagens nas quais pretende verificar conteúdo integral ou responder a uma discussão.

Postagem de uma Mensagem no Fórum

Para postar uma nova contribuição no Fórum do Amadis 1.x optou-se por uma solução diferenciada em relação a versão anterior da ferramenta. Na atual versão as respostas e a inserção das mensagens se dá de forma conterxtualizada, dentro da própria interface do fórum de discussão. O usuário ao optar por responder uma mensagem específica no fórum deve clicar sobre o botão responder, que localiza-se imediatamente abaixo do corpo da mensagem. Essa ação ativa um script que insere um campo de resposta logo abaixo a mensagem selecionada para réplica, dessa forma a caixa de resposta assume a posição que a mensagem terá, quando enviada. Essa relação espacial permite ao usuário visualizar a relação entre a caixa de resposta, a mensagem a ser respondida e com o resto do fórum, evitando-se assim uma perca do contexto da discussão.

Respondendo uma mensagem no Fórum

Na caixa de postagem o usuário dispõem de um editor HTML simplificado para o corpo da mensagem. Esse editor permite ao usuário utilizar uma série de ferramentas que facilitam a formatação da sua mensagem. A fácil formatação da resposta possibilita aos usuários caracterizarem as suas contribuições, isto porque o editor agiliza a realização de uma série de mudanças sobre o corpo da fonte e do parágrafo. Outra facilidade na caracterização das postagens dentro do fórum Amadis 1.x está no aceite de publicações de imagens no campo de resposta. A importância da imagem dentro do fórum amplia a possibilidades das discussões, na medida em que os usuários podem representar informações que são difíceis de expressar apenas pelo texto.

Apesar das imagens ampliarem as possibilidades de um debate, justificando seu uso no fórum, elas também criam um problema de interface. Os fóruns que utilizam imagens uzualmente o fazem pedindo que o usuário digite a URL na qual a figura encontra-se publicada na Internet. Considerando que o AMADIS destina-se à usuários que estão apropriando-se da tecnologia, tal solução não seria adequada. Para resolver essa questão, foi implementada uma integração entre o editor HTML do fórum e a ferramenta de biblioteca. (ver imagem abaixo.)

Inserção de Imagem no fórum

Assim, quando o diálogo de inserção de imagens, exibe uma miniatura(thumbnail) de todas as imagens que o usuário publicou em sua biblioca pessoal, ou nas bibliotecas dos projetos que participa. Ele também possibilita que o usuário envie uma nova imagem diretamente do diálogo, a qual será disponibilizada também na biblioteca do usuário.

Referências Bibliográficas

FUKS, H., GEROSA, M.A., PIMENTEL, M., FILIPPO, D. & LUCENA, C.J.P.: Informações Estatísticas e Visuais para a Mediação de Fóruns Educacionais. Revista Brasileira de Informática na Educação, V. 13, No. 3, Setembro-Novembro 2005, ISSN 1414-5685, Sociedade Brasileira de Computação, pp. 19-32.

Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua