Funcionalidade Projetos Versão 1.x

Da AMADIS

Revisão das 17h44min de 3 de Agosto de 2006 por Cbasso (discussão | contribs)

A área de projetos no AMADIS é o "eixo central" da plataforma. Todas os demais elementos do sistema foram desenvolvidos com o objetivo de apoiar a área de projetos. Para tanto, buscou-se criar uma grande integração entre as diversas áreas tendo os projetos como pivô da relação.

Mesmo tendo claro o papel central que os projetos tinham na plataforma, criar um sistema que gerenciasse o desenvolvimento de vários projetos simultâneamente é uma tarefa complexa. Ao contrário de desenvolver um sistema para cursos, onde todos os atores e papéis estão bem definidos pelas práticas escolares vigentes, quando trabalha-se por Projetos de Aprendizagem - PA, não existem referências claras do que os usuários esperam de sistema e de como ele pode apoiar o trabalho em desenvolvimento. Mesmo existindo relatos sobre como um PA ocorre em um contexto presencial (cf. FAGUNDES,1999 e MAGDALENA et al., 2000), não existem modelos de software para serem utilizados como ponto de partida.

O sistema de gerencia de projetos do AMADIS está divido em duas partes. A primeira parte relaciona-se com a catalogação dos projetos registrados no sistema. A outro, referere-se a parte do sistema responsável pela gerencia do projeto em sí.

A plataforma possui uma seção(ver imagem abaixo) que indexa todos os projetos atualmente cadastrados e disponibiliza várias formas de busca (palavras chave, áreas do conhecimento, comunidades, etc) para que um usuário consiga localizar projetos no qual está interessado. A ferramenta possuí acesso irrestrito, mesmo para usuários não cadastrados, ou seja, qualquer usuário da Internet pode acessar a base de dados dos projetos.

Área de Projetos

O projeto dessa parte do sistema, levou em consideração a idéia de proporcionar múltiplos mecanimos para a localização de projetos. É relativamente comum sujeitos trabalhando com PAs escolherem questões de investigação semelhantes, o que pode levar ao desenvolvimento de projetos semelhantes. No entanto, um processo mais interessante pode emergir quando um aprendiz utiliza o trabalho desenvolvido pelo colega como base para o seu próprio. Isso pode auxiliar o sujeito a aprofundar o seu conhecimento sobre o tópico sendo investigado. Para tanto, o usuário pode, antes de registrar um novo projeto, realizar uma pesquisa na base de dados procurando por projetos que possuam intersecções com o seu.

Cadastro

Processo de Cadastro de um Projeto


Nessa parte do sistema o usuário também pode cadastrar um novo projeto. O sistema não requer nenhum tipo de autorização especial para que qualquer usuário inicie uma nova atividade de investigação. Parte-se do




Na área de projetos do Amadis você é livre para criar seus desafios de pesquisa. A partir da criação de um projeto, é possível construir páginas na Internet, publicar e compartilhar arquivos, participar de fóruns e chats, agregar informações de outros diário da Internet ao projeto. Por meio dessas ferramentas, facilita-se a troca de idéias entre os membros do projeto, instigando o desenvolvimento dos saberes de cada um. Este espaço também passou por uma reformulação da versão 1.0 para a 1.2, foram incluidas novas funcionalidades como a biblioteca de projeto, onde é possível compartilhar arquivos entre os membros do projeto, ou entre todos os membros do ambiente. OLHAR QUAIS OUTRAS FUNCIONALIDADES FORAM IMPLEMENTADAS EXTRA.


A plataforma em Ação: Um estudo de caso sobre o Projeto Girasol

Mostrar como o Projeto Girasol utilizou os recursos do amadis.

Visão de um projeto por um membro da equipe.


Projeto Girassol visto por um visitante.
Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua