Funcionalidade Upload de Páginas Versão 1.x

Da AMADIS

Revisão das 05h56min de 1 de Setembro de 2006 por Juliano (discussão | contribs)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

A ferramenta de Upload foi desenvolvida para suprir uma necessidade de autoria do usuário, pois utilizando somente as ferramentas de comunicação, muitas vezes, não é possível articular e divulgar o material completo de uma pesquisa. Construir uma página para o projeto ou, até mesmo, uma página pessoal, é uma tarefa interessante para a construção conceitual do sujeito sobre o seu objeto de estudo, na medida em que ele terá de criar uma rede de conecções que sustente os conteúdos pesquisados. Para auxiliar, portanto, os PAs foi incorporado no AMADIS um sistema de gerenciamento de arquivos, que facilita o envio, download, manipulação e gerência de arquivos dentro do AMADIS.

No início, o AMUpload do AMADIS possuía muitos recursos e sua interface assemelhava-se a do sistema de listagens dos gerenciadores de arquivos como o Gnome Nautilus. Para que o AMUpload oferecesse maiores facilidades e apresentasse uma interface mais convidativa ao usuário, foram adotados muitos recursos de JavaScript, o que gerou transtornos iniciais de utilização nas diferentes versões do Internet Explorer. As incompatibilidades existentes entre as diferentes versões do browser IE tornava a programação instável. Finalmente, após várias reprogramações da interface, o problema foi resolvido. Além de mais simples, o sistema de upload está mais estável, embora tenha se perdido algumas características de visualização mais complexa dos arquivos, tais como a de ícones para as imagens.

A ilustração abaixo apresenta a tela atual do upload no AMADIS. No topo da caixa, há uma imagem que identifica qual página está sendo editada, no caso, há a imagem representa o Projeto LEGO StarWars. Como a ferramenta pode ser utilizada tanto para a publicação de arquivos na página do projeto, como numa página pessoal, a imagem de topo auxilia na identificação imediata do espaço em edição. Além da caixa de upload, pode ser vista, logo abaixo, a caixa de envio de arquivos, habilitada a partir de um clique no botão Enviar, presente na base da lista dos arquivos.

Tela amupload.jpg


Nessa nova interface foi incorporado um pequeno sistema de ContextMenu(menu contextual), que é ativado a partir do clique com o botão direito do mouse. O seu nome se deve ao fato dele identificar o tipo de arquivo selecionado e apresentar um menu de ações possíveis específico para o arquivo.

Visando aumentar a dinamicidade do ambiente, foi incorporado também um editor online HTML-Área. Com ele é possível editar diretamente os arquivos enviados no upload e criar novos arquivos, o que diminui a necessidade de utilização de formulários de upload. Já para aqueles usuários que preferem utilizar editores externos, tais como o Mozilla Composer ou o NVU, que possibilitam a construção de sites complexos, existe a possibilidade de se enviar todos os arquivos compactados no formato zip e, posteriormente, dentro do próprio gerenciador de arquivos, realizar a descompactação. Dessa forma, se pretende facilitar a construção das páginas pelos usuários.

Um problema existente na publicação de páginas web, no que se refere aos internautas iniciantes, é o desconhecimento da necessidade de se ter uma página index no diretório principal. Como esse erro era recorrente dentro do AMADIS e gerava muitos problemas de visualização das páginas por usuários visitantes, optou-se por contornar o problema por meio do redirecionamento da tela inicial. Dessa forma, ao invés de uma mensagem de erro, o sistema redireciona a página para uma tela que esteja dentro do formato padrão do sistema de upload, informando ao seu visitante quando o diretório não encontrar o arquivo index ou, então, quando ele estiver vazio. Pretende-se, com isso, auxiliar o usuário a detectar quais são os erros possíveis durante a criação das páginas.

Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua