O que é o Ambiente AMADIS?

Da AMADIS

O AMADIS é um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido desde 2002, pela equipe do Laboratório de Estudos Cognitivos – LEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e por diversos parceiros. Seu objetivo é investigar e desenvolver softwares para Educação a Distância - EAD que privilegiem a aprendizagem e a construção do conhecimento, para tanto explorando todas as possibilidades que a mídia da Internet oferece. Desde o seu início, o projeto já desenvolveu várias plataformas para EAD, experimentando diversos aspectos do desenvolvimento desse tipo de software.

AMADIS também é o nome do principal sistema que está sendo desenvolvido pelo projeto. Ele é o que se costuma denominar de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA(Virtual Learning Environment - VLE). Segundo Britain(1998), AVAs "são softwares para o gerenciamento da aprendizagem que sintetizam as funcionalidades da comunicação mediada pelo computador (e-mail, quadros de notícias, newsgroups, etc) e métodos on-line para disponibilização de materiais pedagógicos (ex.: WWW)".

A principal inovação do AMADIS é a concepcão pedagógica que sustenta as práticas baseadas na Pedagogia de Projetos, principalmente no que diz respeito aos Projetos de Aprendizagem. Desta forma, ele se diferencia da maior parte dos ambientes virtuais existentes, os quais se destinam apenas à realização de cursos e à publicação de materiais didáticos. Tais sistemas são transposições literais da forma de ensino secular que atualmente é vigente nas escolas e universidades. Apesar de se proporem a fazer grandes avanços na área educativa, pouco há de (re)apropriação dessas ferramentas da nova forma de viver, ser e aprender da sociedade conectada. Geralmente o que ocorre é uma valorização do desenvolvimento de ferramentas tecnologicamente mais avançadas, porém, sem uma reflexão aprofundada sobre a diferença de naturezas que a mídia Internet traz e a possibilidade de desenvolvimento de projetos.

Por meio do AMADIS, busca-se transpor a lógica do curso como elemento central no processo de ensino-aprendizagem. Para isso criam-se novos espaços virtuais que suportam várias outras formas de aprendizagem. Na figura abaixo, pode-se observar um mapa conceitual que ilustra a estrutura geral do ambiente, evidenciando essa organização do sistema:

Mapa conceitual resumido do AMADIS.

O ambiente está organizado em seis grandes componentes de interação com usuários: o Webfólio é o portal particular do usuário, onde são apresentadas os resultados da sua interação com o ambiente; em Projetos, o usuário interage com os projetos construídos no ambiente, podendo editá-los e debater suas questões com outros participantes; já em Comunidades, o usuário dispõe de ferramentas que o auxiliam a conhecer os diversos grupos que habitam o ambiente; em Cursos, dispõe-se de um ambiente para criação de grupos hierarquizados de pessoas, documentos e ferramentas; em Pessoas, dispõe-se das ferramentas de busca por indivíduos e, a partir das suas localizações, de ferramentas que permitem a comunicação entre os usuários; por fim, em Administração, localizam-se as ferramentas específicas para gerência de cada instalação do ambiente.


Referências Bibliográficas

BRITAIN, S., LIBER, O.: A Framework for Pedagogical Evaluation of Virtual Learning Environments. University of Wales - Bangor. 1998. Disponível em: http://www.jtap.ac.uk/reports/htm/jtap-041.html.


Veja Também

Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua