O que é o Ambiente AMADIS?

Da AMADIS

Revisão das 22h01min de 7 de Agosto de 2006 por Juliano (discussão | contribs)
Peca esboço.gif

'Este artigo é somente um esboço para um artigo maior.
'Quer ajudar o AMADIS? Acrescente alguma informação!

escrever da prespectiva de quem irá ler o relatório. Se lembrar que quem lê espera um VLE tipo aula-net com muitas questões relacionadas a gerencia e administracao do curso. colocar que nao é essa a questão e centrar o foco do desenvolvimento da proposta." Utilizar a definicao do artigo framework.


Introdução

O AMADIS é uma plataforma para educação a distância que vem sendo desenvolvida desde 2002 pela equipe do Laboratório de Estudos Cognitivos – LEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde então, ele vem sendo constantemente reformulado em diferentes versões, frutos das pesquisa que sua equipe do desenvolvimento tem realizado no decorrer da implementação de softwares para educação a distância. A principal inovação do AMADIS é a adequação de suas ferramentas com a finalidade de apoiar da Pedagogia de Projetos, principalmente no que diz respeito aos Projetos de Aprendizagem , diferenciando-se da maior parte das plataformas virtuais existentes, as quais destinam-se apenas à realização de cursos e à publicação de materiais didáticos tradicionais. Na figura abaixo, pode-se observar um mapa conceitual que ilustra a estrutura geral da plataforma.

Mapa conceitual resumido do AMADIS.

O ambiente está organizado em seis grandes componentes de interação com usuários: o Webfólio é o portal do usuário, onde são apresentadas todas as suas relações com o ambiente; em Projetos, o usuário interage com um projeto específico, podendo editá-lo e debater suas questões com outros participantes; já em Comunidades, o usuário dispõe de ferramentas para conhecer os diversos grupos que habitam o ambiente; em Cursos, dispõe-se de um ambiente para criação de grupos hierarquizados de pessoas, documentos e ferramentas; em Pessoas, dispõe-se de ferramentas para localizar os indivíduos e, a partir da busca, estabelecer interações; por fim, em Administração, localizam-se as ferramentas específicas para gerência de cada instalação do ambiente.


Brainstorm

VLEs should provide opportunities to improve the quality and variety of teaching and learning that are not being achieved using current methods.


Veja Também

Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua