O que é o Ambiente AMADIS?

Da AMADIS

Revisão das 14h15min de 25 de Agosto de 2006 por Juliano (discussão | contribs)
Peca esboço.gif

'Este artigo é somente um esboço para um artigo maior.
'Quer ajudar o AMADIS? Acrescente alguma informação!

AMADIS é um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido desde 2002, pela equipe do Laboratório de Estudos Cognitivos – LEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e diversos parceiros, cujo objetivo é investigar e desenvolver ambientes para Educação a Distância - EAD que privilegiem a aprendizagem e a construção do conhecimento, para tanto utilizando todos os recursos que a mídia da Internet oferece. Desde o início, o projeto já desenvolveu várias plataformas para EAD, experimentando diversos aspéctos do desenvolvimento desse tipo de software.

AMADIS também é o nome do principal Ambiente Virtual de Aprendizagem (Virtual Learning Environment - VLE) que está sendo desenvolvido pelo projeto.


falar sobre vles


A principal inovação deste ambiente é a adequação de suas ferramentas com a finalidade de apoiar da Pedagogia de Projetos, principalmente no que diz respeito aos Projetos de Aprendizagem , diferenciando-se da maior parte das plataformas virtuais existentes, as quais destinam-se apenas à realização de cursos e à publicação de materiais didáticos. Na figura abaixo, pode-se observar um mapa conceitual que ilustra a estrutura geral da plataforma.

Mapa conceitual resumido do AMADIS.

O ambiente está organizado em seis grandes componentes de interação com usuários: o Webfólio é o portal do usuário, onde são apresentadas todas as suas relações com o ambiente; em Projetos, o usuário interage com um projeto específico, podendo editá-lo e debater suas questões com outros participantes; já em Comunidades, o usuário dispõe de ferramentas para conhecer os diversos grupos que habitam o ambiente; em Cursos, dispõe-se de um ambiente para criação de grupos hierarquizados de pessoas, documentos e ferramentas; em Pessoas, dispõe-se de ferramentas para localizar os indivíduos e, a partir da busca, estabelecer interações; por fim, em Administração, localizam-se as ferramentas específicas para gerência de cada instalação do ambiente.


Referências Bibliográficas

BRITAIN, S., LIBER, O.: A Framework for Pedagogical Evaluation of Virtual Learning Environments. University of Wales - Bangor. Disponível em: http://www.jtap.ac.uk/reports/htm/jtap-041.html.


Veja Também

Ferramentas pessoais
Parceiros
















SourceForge.net Logo

Supported by Cenqua